Dia 16: O regresso!

Boa tarde.

A entrada da descrição do dia 16 demorou mais do que esperado, tal deve-se ao facto de ser o último dia da nossa ida a Inglaterra e à preparação de novas aventuras (que serão descritas não tarda nada...)

Voltando à ida ao IMM2009, depois de no dia 15 a temperatura ter subido para os 40 ºC, e de haver motivos de força maior, optou-se por alterar o trajecto do dia 16. Em vez de fazer a ligação Bordéus - Burgos e no dia 17 fazer Burgos - Portugal, optou-se por fazer a ligação Bordéus - Portugal, perfazendo 1070 km's!!! Para isso, e para fugir ao calor, a ideia era sair do hotel às 6:30 e ir almoçar a Burgos, a 467 km's, e fazer o resto da viagem depois das 17 horas.

Quando se pensava que o pior do calor já tinha passado, apercebemos-nos que ainda não. Devido às altas temperaturas que se tinham verificado durante o dia a temperatura durante a noite manteve-se bastante alta, o que associado ao facto do "Hilton" não ter ar condicionado no quarto, tornou a ideia de dormir bastante difícil...

Tal como planeado, às 6:30 estávamos a sair do hotel e em direcção a Burgos!

Quando o sol nasceu já tinha-mos feito alguns quilómetros. Cá fica o registo do momento em que o sol se juntou à comitiva!


Durante a nossa viagem, vimos umas "aves raras" que existem por França!


Se na Califórnia usam as VW's para transportar pranchas, em França usam veículos ligeiramente diferentes :)


Quando estávamos a atravessar os Pirenéus, a "Azeitona Verde" achou que não estávamos a tirar proveito das paisagens e achou que precisávamos de descansar. Vai daí calou o motor e fez-nos ter uma conversa com ela sobre o assunto.

Depois de algumas questões, chegou-se à conclusão que o motivo da paragem se devia a falta de gasolina no carburador. Depois de uns testes verificamos que a bomba mecânica de gasolina não estava a trabalhar correctamente, e instalou-se uma bomba de gasolina eléctrica, que a all4mini nos tinha fornecido para o caso de ser necessário.
Cá fica uma foto do "remendo".


Depois de arranjar este "contratempo", estava na hora de voltar à estrada. Depois de quase 400 km's feitos, estava na hora de abastecer os depósitos, o que com estes preços nem custa assim tanto!


Agora com a "Azeitona Verde" a trabalhar como um relógio, estava na altura de chegar a Burgos para atestar o papo e esperar que o tempo arrefece-se para voltar à estrada. Cá ficam umas fotos do trajecto...



Depois de almoçar, e esperar pelas 17 horas, estava na hora de voltar à estrada para o trajecto final. À entrada da autovia, encontramos uma prima da "Azeitona Verde" que foi dar uma voltinha com o dono e a família.


Cá fica a foto possível de família.


As abelhas em Espanha são umas mitras do caraças... Esta meteu-se num belo sítio só para vir à boleia até Portugal!!!


Com o fim da viagem cada vez mais perto, a "Azeitona Verde" estava a ficar melancólica por estar de regresso!!! E não era a única, por vontade do grupo, estava na altura de fazer inversão de marcha e voltar a fazer tudo de novo... Infelizmente tal não era possível e tivemos mesmo que voltar para a "rotina".


De volta à estrada, estava na altura da primeira divisão do grupo. O 40LE ia para Viana do Castelo, o JAFAS e a Azeitona seguiam, respectivamente, para Fafe e Porto, pelo que os trajectos seriam algo diferentes...

Cá ficam os trajectos:
40LE

Ver mapa maior

JAFAS

Ver mapa maior

Azeitona Verde

Ver mapa maior

A foto do dia é o pôr do sol em Espanha, que retrata o fim da nossa "pequena" aventura...


Chegamos ao fim da viagem, estando por isso na hora do balanço... À partida poucas pessoas acreditavam que esta viagem se fizesse tão bem como se fez, foram cerca de 5700 km's de estrada mais 1300 de barco que passaram num piscar de olhos.

Se alguns diziam que os MINI's iam dar muitos problemas ou iam gastar muita gasolina, enganaram-se redondamente. Aliás, durante a viagem os "nicks" dos MINI's foram alterados tal foi o comportamento deles...
O JAFAS passou a ser chamado de "Poupadinho" uma vez que mesmo com um motor bastante "raçudo" fez constantemente médias abaixo dos 6 litros, tendo mesmo feito bastantes abaixo dos 5,5...
A Azeitona Verde passou a ser a "Guerreira" tal foi a maneira como fez a viagem sem nunca virar a cara à luta...

A viagem do IMM 2009 chegou ao fim, e deixou um "gosto" a pouco, pelo que as aventuras estão apenas a começar... Não demorará muito para haver mais apresentações cá no burgo, por isso vai aparecendo por cá e, caso ainda não o tenhas feito, subscreve o blog para receberes as novidades no teu email!

We'll be back!!!

3 comentários:

  1. Motor poupadinho o meu :-D

    Chegou a fazer 5.2 l/100

    Próximas aventuras para breve!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Para a próxima levas tu a máquina do café... pesa pa caraças!! :P

    ResponderEliminar
  3. Pessoal foi óptima esta viagem..... Vocês são pessoas impecáveis com quem gostei imenso de conviver durante aqueles fabulosos 17 dias de viagem.
    Passei grandes momentos, momentos esses inesquecíveis, momentos que certamente ficaram marcados nas nossas memórias, durante um longo período de tempo.
    Apenas um agradecimento muito especial, e como é lógico ao meu irmão. Jonas muito obrigado por tudo, por me teres proporcionado este tempo ctg, com o teu mini e com os teus amigos.

    Pessoal muito obrigão por tudo.

    VIVA OS MINIS

    P.S. - D. Odete um bjinho para si

    Paulo Abreu

    ResponderEliminar