Dia 11: Aviemore - Edinburgh

Viva

Conforme prometido cá estamos a colocar a descrição de mais um dia da nossa viagem.

Como terão visto no último post, de dia 10 para 11 ficamos em Aviemore.

O dia 11 marcava o primeiro dia "a descer", e os objectivos do dia passavam por chegar o mais cedo possível a Edimburgo para aproveitar ao máximo a cidade, aproveitando o trajecto para passar em St. Andrews.

As paisagens continuavam a ser excelentes, sendo que a quantidade e qualidade das mesmas começavam a diminuir com a ida para sul.



Aqui está mais uma destilaria, coisa "vulgar" e repetitiva por aqueles lados. "Pior" só mesmo a quantidade de animais que por lá anda à solta... É sem dúvida um país fenomenal para visitar a vida natural.




As estradas continuavam excelentes e a transmitir um prazer de condução enorme!!!


Aqui está o ponto de entrada em St. Andrews.


A cidade cresceu em torno de uma catedral, que foi transferida posteriormente para uma "nova" catedral dentro da cidade. Como tal, parte da catedral inicial foi "incluída" na cidade, havendo passagens como esta no acesso às praias (sim, têm praias por lá, mas não me perguntem como é que alguém toma banho naquelas águas "quentinhas"...)


Pela localização do pino, acho que ninguém correu o risco de ser multado por mau estacionamento.


Aqui pode-se ver um dos muros da catedral inicial, este muro pertence ao cemitério do qual têm mais fotos de seguida.


Este foi o primeiro dos canhões que vimos durante este dia.


Já dentro do cemitério, vimos uma torre que dizem que está assombrada. Não vimos nada suspeito mas não vamos contradizer a lenda.


A torre principal da catedral.


Um dos magníficos pormenores do cemitério de St. Andrews.


Uma vista mais abrangente.



Cemitério com vista para o mar.


Depois de St. Andrews seguimos em direcção a Edimburgo que possui imensos pontos de interesse.

80 km's depois chegávamos a Edimburgo, e notou-se logo que Edimburgo possuía uma vida completamente diferente de todas as cidades anteriores. A cidade possui vários edifícios antigos que foram remodelados de forma a receberem novas utilizações.

Vendo este edifício seguinte, alguém diria que é um café com teatro???


Aqui vemos um double-decker cabrio!!!



Para primeira visita escolhemos o Castelo de Edimburgo. Este é um dos maiores castelos da Escócia e possui uma vista fenomenal sobre a cidade, tal como poderão ver de seguida.



À entrada do castelo, e numa das muitas lojas existentes, estavam os Kilts no formato "budget". Ainda foram alvo de alguma atenção, mas depois chegou-se à conclusão que se fosse para comprar teria que ser algo original (sendo que esses eram algo fora do orçamento estipulado. £600 não chegavam para o conjunto completo...)


As bilheteiras para a entrada eram grandes, mas devido à boa disposição de um dos funcionários aguentou-se bem o tempo dispensado.
"This is your Queen speaking, please go to the last ticket line!"

Aqui ficam algumas das vistas sobre a cidade.






Aqui está mais um dos canhões do dia. Parece que estão a comparar o tamanho dos... canhões!!!


Esta habitação, não sei bem o que será, encontra-se no jardim existente em torno do castelo. Digam lá que não parece saída de um conto!


Aqui podemos ver uma medida implementada na Escócia para levar mais pessoas para o exército! Acho que se fosse implementada em Portugal passávamos a ser uma potência militar temível (ou então posso estar enganado...)


Dentro do castelo existem vários pontos de interesse, um dos quais é um museu onde se pode ver a evolução as forças armadas escocesas. Lá pode-se ver as armas inicialmente utilizadas, e um pouco da história existente por trás do Kilt.

Aqui descobrimos que a bolsa existente no traje, é nada mais nada menos que...


... uma bolsa existente para transportar coisas (vulgo bolso), uma vez que o kilt não possui nada que se assemelhe a isso. Se pensavam que as bolsas (não sei o nome "técnico") eram representativas da hierarquia do exercito desenganem-se. Aparentemente não existe nenhuma hierarquia que seja representada pela bolsa.
De seguida podem ver dois modelos, um simples e um outro elaborado.



Num museu escocês não podia faltar o outro grande símbolo da Escócia. Estou a falar, obviamente, da gaita-de-foles. Ainda tentamos saber quanto poderia custar um exemplar, mas o guia não soube fornecer-nos essa informação (é pena porque tínhamos 5€ guardados para isso que acabaram por ser gastos em cerveja...)


Outro dos museus existentes no castelo é das forças armadas, onde à entrada existe um "boneco" totalmente "equipado". Assim que os manos Abreu o viram correram a dizer que queriam uma fotografia. (Ainda tentaram despir o pobre boneco mas as roupas tinham muita "goma")


Em baixo pode-se ver a parte central do castelo. Este edifício é, actualmente, um museu dedicado a todos os militares escoceses que morreram nos diferentes conflitos em que estiveram, e estão, envolvidos.


Aqui podemos ver a coroação do primeiro português a ser coroado rei da Escócia (de certeza que não terá sido o primeiro a tentar esta "artimanha").


A uma dada altura, alguém se lembrou que quando regressasse a Portugal teria que começar a estudar. Curiosamente essa lembrança ocorreu nas masmorras do Castelo, haverá alguma simbologia por trás disto???


Mais uma vista sobre a cidade, desta vez à saída do castelo.


Enquanto estávamos em Edimburgo estava a ocorrer um, dos muitos, festivais que por lá existem. Adivinhem quem era um dos patrocinadores!!!


Sim, a SAGRES!!! Aposto que não estava dentro das vossas 10 primeiras escolhas.

Um dos pontos altos do festival era um desfile das forças armadas escocesas, e não só. Infelizmente não conseguimos comprar bilhetes, além de serem caros estavam esgotados há alguns dias...
Como sempre, o amigo Youtube está cá para ajudar... Ficam assim os vídeos do que estou a falar.

Parte 1/6


Parte 2/6


Parte 3/6


Parte 4/6


Parte 5/6


Parte 6/6


Parte extra e, aparentemente, "top secret"


Vamos a ver se consiguimos continuar a publicar a este ritmo!!!

Não percam os próximos dias porque há umas surpresas nas mangas (sim "nas" porque não cabem só numa :p)

Trajecto do dia.

View Larger Map

Sem comentários:

Enviar um comentário