Conforme disse anteriormente, o dia 13 foi o último dia no Reino Unido. Dia 14, era por isso, marcado pela a nossa entrada em França.
Muito se fala do clima inglês mas, verdade seja dita, tivemos uns dias espectaculares de sol, havendo alguns chuviscos mas nada de especial.
Desta vez a viagem correu bem para todos, já não enjoaram e deu para pôr o sono em dia (Como é bom viajar em navios tripulados por portugueses!!!).
À chegada a França fomos recebidos por esta paisagem, muito nevoeiro mas uma temperatura agradável.
O JAFA estava em pulgas para voltar a conduzir do lado "certo" da estrada!
Depois de sair do porto de mar, era hora de abastecer os carros. Como já estávamos avisados pelos colegas que foram por França à ida, fomos abastecer a um hipermercado, mas mesmo assim sentimos no bolso o custo de passar por França.
Depois de "alimentar" os MINI's estava na hora de alimentar as barrigas, e aqui é que começou a verdadeira aventura.
Qual a melhor maneira de saber se um francês se fala inglês? Se responderam "Perguntar-lhe em francês: Parlez vous anglais?" estão redondamente enganados... Aparentemente a resposta universal de um francês quando lhe colocam essa pergunta é dizer que sim. Mas se experimentarem pedir-lhe em inglês por um simples pão com manteiga irão ficar na dúvida se fizeram a pergunta correcta...
Era ver uns "cromos" a gesticular como se estivessem a barrar manteiga num pão, e do outro lado da bancada a perguntarem se queriam sanduíche... Foi uma risota geral, sorte tiveram os que compraram o pequeno almoço no dia anterior e o comeram no barco...
Depois de desistirem da manteiga e optarem por comer o pão simples, estava na hora de voltar à estrada, que estava cheia de neblina (o pessoal do Norte não apanha nevoeiro, mas sim neblina :P).
Depois de fazer quase 4000 km's de excelentes estradas "free-grátis" pagar portagens em França foi deveras estranho (e caro). Mas mudando de assunto, já nas "famosas" autoestradas parecia que ia-mos em direcção a um penhasco tal era a neblina!
Passados alguns quilómetros já víamos o primeiro ponto de visita em França, o Monte Saint-Michel, que para quem não sabe é património da Humanidade.
Cada vez mais perto...
Como já iam sendo horas, optamos por almoçar antes de ir visitar o Monte (e que decisão acertada foi esta...). Estava difícil estacionar, pelo que optamos por uma decisão MINIsta...
Ao almoço decidimos dar mais uma oportunidade ao "Parlez vous anglais?" mas rapidamente se chegou à conclusão que era melhor almoçarem todos o mesmo menu, ou então pedir "A de trás" em português!!! Foi um almoço, no mínimo, interessante!
Depois de atirar qualquer coisa para o bucho, fizemos os últimos quilómetros até Monte Saint-Michel.
Quando entramos na muralha ficamos surpreendidos não só pela quantidade de pessoas, mas principalmente pela quantidade de comerciantes e de preços elevados, independentemente do que quisessem (até para aliviar a bexiga tínhamos que pagar.)
Depois de subir o monte todo decidimos, e muito acertadamente, visitar o santuário existente no topo do Monte.
De lá podemos usufruir de paisagens maravilhosas, fica de seguida dois exemplos.
De seguida estão umas fotos que mostram a evolução do Monte dedicado a Saint-Michel
No topo do santuário foi colocado uma escultura de São Miguel (Saint-Michel).
Este monumento foi inicialmente uma abadia, tendo também sido utilizado como prisão antes de se tornar novamente um santuário.
A visita permitiu-nos visitar a maioria do santuário, onde aproveitamos para tirar algumas fotos.
Uma estátua de São Miguel.
Uma vista do santuário à entrada da fortaleza.
Como não podia deixar de ser, tivemos que deixar a nossa "marca" por lá (vejam no fim do post o "making of")
Depois de terminada a visita estava na hora de voltar à estrada pois ainda tínhamos que fazer 180 km's até Le Mans onde iríamos passar a noite.
Antes de sair tivemos tempo de tirar, aquela que foi denominada, a foto do dia.
O resto do dia passou-se tranquilamente, conseguimos fugir às portagens :D, e terminou com a nossa chegada a Le Mans.
Cá fica o "making of" da "marca"!!!
O próximo dia terá uma pequena surpresa, que é facil de saber qual, por isso ide passando por este cantinho!!!
Trajecto do dia
Ver mapa maior
As fotos do Monte de Saint-Michel estão lindíssimas!
ResponderEliminarOh Samuel, afinal quem é a MIMI?!?! ;p
Filipa***